DIA DO MÚSICO

Celebrando o talento e a harmonia: O Dia do Músico na Força Aérea Brasileira

O Dia do Músico é comemorado em 22 de novembro
Publicada em: 22/11/2023 10:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea

O Dia do Músico é celebrado em 22 de novembro em homenagem a Santa Cecília, padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica. Essa data tem como objetivo reconhecer a importância e o valor dos profissionais da música, que trazem alegria, emoção e arte para o público. 

A música é uma forma universal de expressão, capaz de transmitir sentimentos e contar histórias. Neste dia especial, é importante reconhecer e valorizar o esforço e o talento dos músicos. Eles dedicam horas de prática e estudo para aperfeiçoar suas habilidades, além de enfrentar desafios e superar obstáculos em sua jornada musical.

A data também é uma oportunidade da Força Aérea Brasileira (FAB) reconhecer o trabalho desempenhado pelos militares músicos da instituição, como é o caso do Suboficial Especialista em Serviço de Música Rodrigo Peres Cardoso, e das Sargentos da Especialidade de Músico Hayane Duarte Saatkamp e Ruth de Almeida Oliveira, integrantes da Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB) desde a sua fundação em 2021.

O Suboficial Peres, Trompetista da Orquestra, conta que iniciou a sua carreira militar na Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR) aos 17 anos de idade, tendo completado em 2023, 24 anos de serviço. “Servi 10 anos na Base Aérea de Salvador, depois mais 9 anos na Base Aérea de Florianópolis e na Base Aérea de Brasília cheguei em 2020, há 3 anos”.

O militar conta como a OSFAB foi criada. “Com o projeto de criação da Orquestra, que seria inaugurada em 2021, tive a informação de que o então Chefe do Comando-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, achou interessante arregimentar músicos que viessem para Brasília a fim de compor a futura Orquestra da FAB. Foi assim que eu cheguei aqui no Distrito Federal”, lembrou.

A Sargento Violinista Saatkamp ingressou nas fileiras da Força Aérea em março de 2021. A musicista destaca sobre o sentimento de se apresentar junto aos demais músicos da OSFAB em várias cidades do Brasil, em homenagem aos 150 Anos de Nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.

“Difundir a arte que a música é, se faz necessário. A música nos une, integra, conecta, nos move como um grupo e nos encoraja, assim como canções em tropa, o grito de guerra de uma turma, o hino de uma especialidade. Poder compartilhar de uma arte tão enobrecedora, levando-a a todos os cantos do meu país, difundindo cultura e história através do apoio de uma instituição que acredita em nós, como por exemplo por meio do musical de Santos Dumont, é tocar corações de pessoas que não conhecemos e inspirar sonhos e alcançar voos mais altos”, ressalta.

Apaixonada pela música desde os 8 anos de idade, a Sargento Ruth, também Violinista da OSFAB, diz o que sente ao tocar o seu instrumento. “A música é minha vida, não se trata apenas de fazer o que se ama, me sinto vocacionada. E todo meu estudo, esforço e apresentações são para fazer valer o que eu acredito. A música me move, me inspira, me ensina e me faz uma pessoa melhor, me sinto extremamente realizada em poder ser um instrumento de algo bom na vida das pessoas. Poder tocá-las através da música me faz muito feliz”, finaliza.

Neste Dia do Músico, é importante destacar a contribuição desses personagens e de todos os músicos que integram a Força Aérea Brasileira. Seja na banda de música, na orquestra ou em grupos menores, esses profissionais dedicam-se incansavelmente para levar alegria, emoção e patriotismo por meio desta linguagem artística.

Fotos: Acervo pessoal e CECOMSAER